Vintage e Retrô : O velho que virou moda e o novo que aparenta velho



Você conhece a diferenças entre Vintage e Retrô?

Nem tudo o que é velho é sinônimo de feio, ridículo e de passado. Como muitos dizem: “Hoje em dia não existem coisas velhas, mas sim Vintage e Retrô.”

Muitos ficam em dúvida entre o Vintage e o Retrô, mas aposto que ao terminar de ler esse post você será um sensei na arte de diferenciar esses dois estilos. Vamos lá.

Você sabia que aquela camisa do seu avô com 40 anos de uso comprada em um bazar da igreja combinada com a calça social branca dos anos 80 do seu pai e o sapato usado por ele no casamento com sua mãe podem te deixar bem estiloso? Éeeeeee cara… podem sim. Isso é Vintage.
Veja:
vintage

Tenho quase certeza que você olhou para a imagem e pensou: “Aaaaaah! Não gostei.”. Mas calma! Calma! A moda Vintage não para por aí. Você pode misturar diversas peças de roupa antigas para formar novos visuais.
retro2317231721

vintage213123231312

vintage1232132323

O Vintage não é nada mais que um “resgate” de peças antigas que podem ser utilizadas sem sair da moda atual, como o exemplo das roupas antigas citado lá acima.

Legal, não é mesmo? O legal da moda Vintage é a facilidade de achar peças de roupa. Com pouco dinheiro você pode criar diversos visuais. Vale lembrar que não pode exagerar! Nem tudo fica legal e precisa ter um bom senso em relação a isso.

Já na moda Retrô são utilizadas peças contemporâneas baseadas em estilos antigos que são utilizadas atualmente, como blazer, camisas, calças sociais, etc.

Confira aí alguns visuais dentro da moda Retrô:

retro3446545776
Uma camiseta regata azul e branco listrada, um blazer verde turquesa, uma calça social branca, um sapato mocassim marrom e um belo relógio de ouro vermelho. Bacana, não é mesmo? Quase tudo baseado em estilos antigos.
Tem mais!

 

retro5454554354343

retro854734831

retro2132231321312

Ambos os estilos são bem legais e muito diferentes!
Pra quem ainda não entendeu as diferenças, está aqui uma breve conclusão:

A moda Vintage é o uso de roupas antigas para criar diversos visuais da atualidade ou até mesmo antigos. O Retrô é o uso de roupas novas baseadas em estilos antigos, sem que seja considerado “velho”. É tudo muito simples!