Dicas para se exercitar no verão sem medo



As pessoas passam o ano todo sem se cuidar, comendo muito e sem fazer nenhum exercício. Mas quando chega o verão é a hora em que  as academias ficam lotadas. Todos em busca de um corpo digno de se mostrar, sair por ai sem camisa ou com uma regata, ir à praia sem medo. Porém, com esse calor existem alguns cuidados a serem tomados ao se exercitar para evitar complicações como desidratação ou até problemas cardiovasculares.  Veja algumas delas:

Praticar exercícios ao ar livre

Ao praticar exercícios ao ar livre, você deve optar por períodos onde não haja muita exposição ao sol, como de manhã, à noite e no fim da tarde. Mas se você não abre mão do sol do começo da tarde, use roupas leves e filtro solar. Práticas com água também são uma ótima opção, como natação e hidroginástica.

exercicios

Hidratação

A melhor fonte de hidratação é a água, bebidas isotônicas são recomendadas apenas para treinos com duração acima de uma hora. Não deixe a sede chegar para beber água, a perda de liquido e eletrólitos é muito maior se o treino for realizado no sol, e isso pode acabar gerando cãibras e dores de cabeça. O correto é beber 300 ml de água a cada hora, e não tudo de uma vez.

bebendo agua

Alimentação

É fundamental uma alimentação correta antes e depois dos treinos. No pré-treino é essencial à escolha de alimentos leves, como frutas.  Após o treino, a ingestão de proteínas é vital para a recuperação dos músculos. Nunca praticar nenhum exercício de estomago vazio.

alimentação

O condicionamento físico deve ser respeitado

Se você não está acostumado ou deixou de ir à academia ou praticar exercícios a um bom tempo, comece com pequenos ciclos. À medida que o organismo responder, esse ciclo pode ser aumentado, mas nunca exagerar para evitar lesões e fadiga.

condicionamento fisico